Início     A Rádio     Programação     Equipe      Agenda      Fotos      Anuncie      Peça sua música
16/02/2017 21:56:43
STF manda Estado indenizar preso por condições carcerárias degradantes
 
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (16) que o Estado deve ser responsabilizado por condições carcerárias degradantes e deve arcar com o pagamento de indenização ao preso.

A decisão é de repercussão geral, ou seja, deverá ser seguida pelos outros tribunais do país.

O assunto foi levado ao Supremo em 2011 por um presidiário, que entrou com ação contra o Mato Grosso do Sul cobrando indenização por danos morais em decorrência de superlotação carcerária e de falta de condições mínimas de saúde e de higiene do estabelecimento.

Ele alegou que o Estado deveria ser responsabilizado por não garantir as condições necessárias para o cumprimento da pena, o que violaria o princípio da dignidade humana.

O relator da ação era o ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo em 19 de janeiro de 2017. Em duas sessões, em 2014 e 2015, três ministros votaram a favor do preso. Teori e Gilmar Mendes, por uma indenização em dinheiro. Luís Roberto Barroso, pela compensação por meio de desconto nos dias da pena.

Nesta quinta (16), os ministros Rosa Weber, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Marco Aurélio seguiram o voto de Teori. Luiz Fux e Celso de Mello seguiram a solução apresentada por Barroso.

Em abril 2006, quando a ação tramitava em instâncias inferiores, o valor da indenização foi fixado em R$ 2.000, a serem atualizados pela inflação medida pelo IGP-M, mais juros de 1% ao mês (cerca de R$ 14.000 em valores atuais). O Estado também terá de pagar 20% desse valor à Defensoria Pública.
Drible Propaganda em Goiânia
Tempo em Niquelândia
Top 10
EU SEI DE COR
MARÍLIA MENDONÇA
LUAN SANTANA
DIA, HORA E LUGAR
BRUNO & MARRONE PART. CHITÃOZINHO & XORORÓ
VOCÊ ME TROCOU
SIMONE & SIMARIA
120 CABIDES
WESLEY SAFADÃO - PART. MATHEUS & KAUAN
MEU CORAÇÃO DEU PT
GUILHERME & SANTIAGO
CASA AMARELA
AVIÕES DO FORRÓ
CORAÇÃO DE PAPEL
MAIARA & MARAISA
VOCÊ FAZ FALTA AQUI
MATHEUS & KAUAN
DECIDE AÍ
GUSTTAVO LIMA
HOMEM DE FAMÍLIA
 
 
Rádio Mantiqueira AM - A CASA DOS ARTISTAS! | AM 680 KHz
Praça Silva Júnior, 184 - Centro, Niquelândia - GO / Telefax: (62) 3354-1430